Como criar editar com Node.js na API - Parte 5


Neste tutorial será dado a continuidade da criação da API com Node.js. Esse tutorial é a continuação do anterior Como criar visualizar com Node.js na API - Parte 4.

Neste tutorial será apresentado como criar o editar na API com Node.js. Primeiro será apresentado como criar rota editar no Node.js. Em seguida como editar com Node.js os dados do registro no banco de dados MongoDB. Para finalizar será apresentado como retornar os dados da API para o dispositivo solicitante.

Download do código fonte desenvolvido na aula: DOWNLOAD


Vamos para explicação textual o que é implementado nesse tutorial.

Primeiro será utilizado com base o código fonte do tutorial anterior Como criar visualizar com Node.js na API - Parte 4.

Em seguida no arquivo "app.js" será criado a rota PUT "/artigo/:id", para editar os detalhes do artigo e também receber o ID do artigo. Próximo passo é realizar a alteração no banco de dados MongoDB utilizando a função updateOne. Para editar necessário receber o ID do artigo que será editado, usando a instrução "req.params.id", em seguida receber os dados que serão editados utilizando a instrução "req.body". Abaixo tem o código implementado com a descrição das funcionalidades.

//Cria a rota do tipo PUT para editar
app.put("/artigo/:id", (req, res) => {
	//Realizar alteração no banco de dados utilizando updateOne
	//Receber o ID do artigo a ser editado: req.params.id
	//Receber as insformações a serem editadas no banco de dados: req.body
    const artigo = Artigo.updateOne({ _id: req.params.id}, req.body, (err) => {
		//Retornar erro quando não conseguir editar com sucesso
        if(err) return res.status(400).json({
            error: true,
            message: "Error: Artigo não foi editado com sucesso!"
        });

		//Retornar sucesso quando o artigo foi editado com sucesso
        return res.json({
            error: false,
            message: "Artigo editado com sucesso!"
        });
    });
});

Para baixar o código fonte do projeto implementado até esse tutorial "DOWNLOAD", após baixar, executar o comando "npm install" para instalar todas as dependências e o comando "nodemon app.js" para rodar o servidor. 

Portanto, nesse tutorial foi abordado como criar a rota editar, em seguida receber os dados que vão ser editados no banco de dados MongoDB, para finalizar retornar os dados para o aplicativo que fez a requisição. Para ver todas as aulas do projeto acessa a PlayList.