Como permitir acesso a API com CORS no Node.js - Parte 7


Neste tutorial será dado a continuidade da criação da API com Node.js. Esse tutorial é a continuação do anterior como criar delete com Node.js na API - Parte 6.

Neste tutorial será apresentado como permitir que a URL tenha permissão de acesso a API com CORS. Primeiro será apresentado como instalar a dependência CORS. Em seguida como criar um middleware para utilizar o CORS. Para finalizar será apresentado como liberar a permissão de acesso a API usando CORS.

Download do código fonte desenvolvido na aula: DOWNLOAD


Vamos para explicação textual o que será implementado nesse tutorial.

Primeiro será utilizado com base o código fonte do tutorial anterior como criar delete com Node.js na API - Parte 6.

Com o projeto do tutorial anterior baixado e aberto no editor "Visual Studio Code", no mesmo será aberto novo terminal e instalado a dependência "cors".

npm install cors

Após instalar a dependência. No arquivo "app.js" necessário importar a dependência para o projeto.

const cors = require('cors');

Em seguida será criado o Middleware para executar o "cors" antes de executar outras instruções. Na implementação abaixo tem a descrição das funcionalidades.

app.use((req, res, next) => {
	//Qual site tem permissão de realizar a conexão, no exemplo abaixo está o "*" indicando que qualquer site pode fazer a conexão
    res.header("Access-Control-Allow-Origin", "*");
	//Quais são os métodos que a conexão pode realizar na API
    res.header("Access-Control-Allow-Methods", 'GET,PUT,POST,DELETE');
    app.use(cors());
    next();
});

Para baixar o código fonte do projeto implementado até esse tutorial "DOWNLOAD", após baixar executar o comando "npm install" para instalar todas as dependências e o comando "nodemon app.js" para rodar o servidor. 

Portanto, nesse tutorial foi abordado como permitir conexão de um site para API utilizando o CORS, API criada com Node.js. Para ver todas as aulas do projeto acessa a PlayList.