Como vencer o medo de falar em público?


Você já tentou perder o medo em falar em público e não conseguiu? 

Hoje vamos ver um modo diferente de entender o que é oratória e como falar bem em público. Como perder o medo de falar em público, primeiro não perde-se o medo de falar em público, mas é necessário vencer o medo de falar em público.

Para vencer o medo você precisa saber como, neste vídeo sobre oratória é apresentado como vencer o medo de falar em público, como vencer a ansiedade e o nervosismo, saber como lidar com o medo e o julgamento.

 

 

Inscreva-se para receber mais material sobre oratória: Clique aqui

Mas o que é oratória? é a arte de falar bem. Antigamente era muito estuda por políticos e religiosos. Hoje mudou, porque é essencial que todos saibam se comunicar bem, seja na escola, no relacionamentos, com a família com os amigos, principalmente no trabalho.

 

Ora eu não sei falar em público, então vamos ver de onde surgiu esse medo de falar em público, essa falta de habilidade de falar.

 

O primeiro passo é você saber que é você, quais são os seus propósitos? você precisa falar em público? você tem necessidade de falar em público? por que você precisa falar em público? muitas vezes as pessoa não se conhecem, e ficam se cobrando atitudes que elas não precisam, muitas vezes no seu trabalho você não precisa falar, muitas vezes em um relacionamento você não precisa falar, mas você que está lendo certamente precisa falar bem e você quer aprender a falar bem. 

Você precisa falar bem no trabalho, ou para uma conquista pessoal, ou falar com a garota dos seus sonhos, ou seja para falar com seu chefe  sobre o aumento, sobre uma ideia, mas você precisa se conhecer.

Onde você quer chegar? qual seu estilo de personalidade? qual é o seu humor? Você é uma pessoa séria? um pessoa engraçada? portanto, é importante que você se conheça muito bem, e saiba usufruir de suas qualidades, se você não se conhecer, as pessoa ao seu redor vão se sentir muito a vontade de tomar as decisões por você.

Uma boa e excelente fala é sedutora, é muito gosto ouvir uma pessoa que gosta de falar, que tem domínio do conteúdo.

Aposto que você domina algum conteúdo, e você gostaria que as pessoas escutassem o que você tem a dizer.

Depois de se conhecer, você precisa conhecer sua aparência, sua aparência é seu cartão de visita, você já se perguntou, você gosta de sua aparência? quantas vezes você se olha no espelho? você gosta de seus olhos? do seu cabelo? dos seus lábios? do seu rosto? dos seus ombros? do quer que seja, o que você faria para mudar sua aparência, o que você já fez para mudar sua aparência.

 

Essência da apresentação em público

 

O processo de falar envolve muitos fatores, muitas variáveis, você precisa começar do primeiro passo, da essência que é você, é você que precisa comunicar alguma coisa, não só em uma grande sala, em uma reunião, mas você precisa pensar em você, no seu cartão de visita, como você esta arranjado seu cartão de visita, é bonito, precisa de um trato, de uma repaginada.

Você já passou por algum tipo de trauma de falar em público, já se sentiu exposto, normalmente isso começa cedo, na escola quando você precisa fazer os textos,  e as leituras que seus colegas riem, ou mesmo em casa quando a mãe, fala poxa você não sabe ler, mesmo irmão, primo vizinho o amigo, e você começa a desenvolver um trauma, começa a ter uma aversão a se sentir exposto, você vai perdendo a vontade de ler de expressar, seja em qualquer ambiente, você já passou por bullying? o que você não gosta em você? importante que você se aceite e se goste, ame quem você é, goste-se quem é você, você é o melhor cartão de visita.

 

Quais são as suas qualidades?

 

Você já parou para pensar em suas qualidade, aposto que não, caso seja solicitado para você colocar 10 qualidades em um papel provavelmente seja difícil, mas caso seja solicitado para você colocar os 10 defeitos, isso provavelmente seja muito fácil, isso porque ouvimos sempre os nossos defeitos das pessoa do nosso redor, isso porque a nossa sociedade gosta construir pessoa com defeito, já as qualidades são colocadas para baixo do tapete. 

Você está também fazendo isso com você. Muitas vezes as pessoa tem potencialidade, que na primeira infância são vistas como esquisitas, difíceis de ser entendidas pela pessoa que estão ao seu redor, porque se você tem uma habilidade, pinta bem, corre bem, escreve bem, canta bem, são qualidades facilmente compreendidas, agora se você tem outras habilidades, tem um sorriso maravilhoso, quando você conquistas as pessoa, quando você é doce, você deve investir em suas qualidades, você deve investir no que você tem de bom, mas você também precisa entender que precisa melhorar as habilidades que você não tem, mas que são necessárias

Temos gráficos que apresentam quais são as nossas habilidades mais desenvolvidas e menos desenvolvidas, e na nossa vida precisamos encontrar um equilíbrio entre todos esses pontos, para que possamos ter um desenvolvimento mais saudável, o que tudo isso tem a ver com falar em público? se você não tem uma boa auto estima, se você não se aceita, se você não sabe quem você é? para que você quer falar em público? então porque você insiste em falar em público? 

Aceitar as decisões dos outros, sem ter argumentos para reivindicar seu lugar no trabalho, na sociedade é muito terrível, é muito triste pensar que você tem potencial mas você não consegue se comunicar.

 

Auto estima

 

O que é autoestima? A auto estima é um elemento muito importante no quesito de falar em público.  Para explicar melhor a auto estima, podemos comparar com a história do patinho feio, quem é o patinho feio senão o um cisne, que por engano foi chocado em meios aos patos, após nascer os irmão gozavam dele por ser diferente, no entanto, ele cresceu e tornou-se um belo cisne. Assim acontece muitas vezes com nossas vidas, inclusive você pode até presenciado um experiência parecida na vida real. Na qual uma pessoa faz alguma coisa diferente e torna-se alvo de crítica. Porque criticam? Muitas vezes a crítica surge pelo fato da pessoa que está criticando não tem a habilidade de fazer diferente e um meio de prejudicar o outro é fazendo crítica. 

Portanto, independente da crítica você deve acreditar em você mesmo. No potencial do seu trabalho, nas suas qualidades é com a auto estima que você vai conseguir enfrentar uma plateia para falar em público. Você tem suas qualidades deve aproveitar delas, aproveitar para aumentar sua autoestima, saber valorizar-se.

 

Ansiedade e nervosismo


O que é ansiedade e nervosismo? A ansiedade é um fator aversivo ao local ou ambiente onde você está. A ansiedade decorre quando estou fazendo uma atividade X e quero finalizar logo porque tenho uma outra atividade Y. 

Exemplo da ansiedade, você está em um palco, no entanto, você quer acabar logo, você está com vontade de sair correndo do palco, o que fazer? Primeiro aprenda a relaxar, o que seria esse relaxar? É estar em paz consigo mesmo, é estar no ritmo da vida, é encontrar o lugar onde você sinta-se à vontade, confortável, feliz por estar ali. 

Assim você deve fazer com que o falar em público em longo prazo te deixe feliz. E deixe outras pessoas felizes. Como ficar feliz e fazer as pessoas ficarem felizes a ouvirem o que você tem a falar? Primeiro fale sobre o que você gosta e sendo o mesmo assunto que as pessoas querem ouvir e aprender o que você sabe sobre o determinado assunto.

Lembre todos possuem ansiedade, mesmo grandes oradores, somente a diferença que muitos aprenderam a controlar, de tal maneira que já é um habito normal, faça o controle da ansiedade um habito automático.

 

Medo e Julgamento

 

Porque você tem medo de falar em público? Ao saber que precisa falar em público já sente desconforto no corpo, inúmeros desconfortos, desde suar frio até desconforto na barriga. Vamos ver do qual momento da sua vida que originou esse medo, será que foi a professora que falou que você lê mal, ou algum colega ou alguém da família. Também pode ser que ninguém falou, no entanto, o medo de fazer algo surgiu de não querer ser julgado, não vou ler para a professora ou colegas não falarem que minha leitura é ruim. 

Portanto, não tenha medo do julgamento, o julgamento sempre haverá, o medo de julgamento você não vai perder como perde um objeto, você precisa aprender vencer o medo gradativamente. Não perca as oportunidade que surgem no seu caminho pelo medo, aprenda a vencer o medo.