Dicas para se dar bem ao falar em público


A apresentação.

Quando for elaborar a apresentação, necessário entender e estudar incansavelmente para dominar o conteúdo, mesmo que seja necessário pesquisar em bibliotecas físicas, virtuais, etc. 

Aprenda a conhecer seus limites para saber quando dizer não sabe sobre um determinado item, pois, você não consegue saber tudo.

Em função de ter estudado bem o tema você saberá indicar o caminho para buscar a resposta para o item que você não sabe.
Com isso você aprende a conhecer seus limites. A preparação do material exige mais esforço e tempo, do que a apresentação.

 

 

 

 

Inscreva-se para receber mais material sobre oratória: Clique aqui

 

Conheça o local da apresentação

 

Para a apresentação conheça o lugar que vai apresentar, seja uma escola, uma empresa, um congresso. Isso ajuda a ganhar confiança, e entender o que apresentar e como apresentar. 

Elaborar uma apresentação condizente com o ambiente que será apresentado, conhecer o público para o qual você vai apresentar.

Não adianta elaborar uma apresentação muito formal para crianças. Conheça os recursos disponíveis, som, Datashow, etc. 

 

Criar roteiro para apresentação

 

Tenha sempre um roteiro, independente da circunstância, o roteiro ajuda para não perder-se durante a apresentação, seguir um caminho para alcançar o objetivo.

Importante seguir um roteiro, no entanto, não decore a apresentação, ela irá tornar-se monótona e robótica. Necessário colocar emoção no conteúdo é assim que chamara atenção e a apresentação ganhara vida, pois, se você não gosta do conteúdo a plateia também retribui com desgosto. Já uma apresentação realizada com gosto e emoção a plateia retribui com a mesma moeda. 

Mesmo com roteiro abra espaço para imprevistos, tenha sempre um plano B, C, D, etc. Mesmo que você conheça o local e recursos disponíveis, um dos recurso podem não funcionar na hora, seja um Datashow que não funcionou, um computador que estragou, etc.

"Não tenho plano B para apresentação, deu vontade de fugir do local."

No entanto, você tem um plano B, e a sua apresentação será realizada do mesmo modo, e a plateia nem vai perceber a falta do recurso, você estava preparado para qualquer imprevisto. Neste caso vemos a importância de planos alternativos para apresentação.

Além do conteúdo principal aprenda dinâmicas para interagir com o público, para mudar o clima com o seu público, despertar os outros sentidos que durante uma apresentação estão em standby. Fazer rir para dar uma descontraída e aliviar a tensão e ganhar mais força para seguir em frente. Para isso você precisa conhecer o seu público.

 

Conhecer o seu público

 

Conhecendo o público fica mais fácil atender o interesse do seu público, provavelmente saíram satisfeitos com o conteúdo adquirido, aprenderam o que era necessário. 

Chegue mais cedo nas suas apresentações, chegando mais cedo você tem a possibilidade de conversar com as pessoas, assim você vai quebrando o gelo, vai descontraindo e vai relaxando. Durante sua apresentação você poderá usar as informações obtidas nas conversas antes da apresentação ao seu favor.

 

Você conhece seus limites

 

Tenha paciência e bom humor consigo mesmo, a paciência é alma de qualquer desenvolvimento, "a fruta não madurece antes do tempo", uma criança não fala antes do tempo, não anda antes do tempo.

Tenha paciência com seus limites, no entanto, tenha perseverança, a acima de tudo um bom humor para vencer seus limites. 
Tenha como exemplo os ambientes que circunda sua vida, por exemplo, o ambiente trabalho, quando chega uma pessoa mal humorada, que fala só de tragédia, quando ela chega quais são os rótulos estabelecidos a ela. Troque esse rótulos ruim pelo rótulos bom, pessoa alegre, pessoa que busca resolver os problemas de maneira otimista. 

Assim também a plateia vê o palestrante, o mesmo é bem humorado, resolve os problemas com otimismo, ou é um palestrante mal humorado?

Evite que o vitimíssimo acabe com as suas oportunidades. Eu tenho vergonha, eu não sou capaz de falar em público..., pense positivo, eu sou capaz, vou falar em público...

 

Palestra dever ser um show.

 

Aproveite a apresentação para ser um show, busque recursos para a apresentação ser um show, para ser gostoso ouvir a sua apresentação, e acima de tudo você deve se sentir feliz onde você está. Quando sua apresentação é um show grande probabilidade de receber elogios, e são esse elogios o combustível para aperfeiçoar as apresentações. 

Conheça bem o ambiente e os espectadores, é com esse conhecimento você pode improvisar para tornar a apresentação a melhor possível, pois, você pode estar dando uma palestra para pessoas que são obrigadas a assistir a palestra. Independente da pessoa ser obrigada a assistir ela deve sair elogiando a palestra.

 

Público

 

O público merece seu respeito, ele é a razão de você estar na palestra, esse público espera algo do palestrante, eles esperam o melhor do palestrante.

O público recebendo o melhor do palestrante, concomitante eles sentem-se na obrigação de retribuir.