O que é Linguagem corporal?


O que é Linguagem corporal?

Você já parou para pensar que seu corpo diz muito mais do que você quer dizer com palavras?
Ou que muitas vezes o corpo fala a verdade que você tenta mentir?

Em uma palestra você precisa atentar-se muito com a sua linguagem corporal, o que o seu corpo está falando.

 

 

 

Inscreva-se para receber mais material sobre oratória: Clique aqui

O seu corpo fala muito mais que você pensa, ou consegue perceber. Através da linguagem corporal possível perceber se a pessoa domina o conteúdo que quer dizer pela forma que apresenta a informação.

A linguagem corporal é um modo inconsciente de sinalizar seus desejos suas necessidades, ou até mesmo alerta sobre perigos, tal como o corpo sinaliza quando está doente.

A ansiedade pode ser um sinalizador de perigo ou de enfrentamento, as mãos ansiosas e tamborilando são sinais de enfrentamento. Quando os pés estão ansiosos é um sinal de fuga. Sinais mais frequente que o corpo demonstra, quando está com febre, ou com uma dor, isso é um tipo de sinal apresentado pelo corpo, para sinalizar algo.

 

Vamos entender como o corpo sinaliza desejos. 

 

Quando você está em uma relação que há muito interesse seja intelectual, físico por um outro parceiro, normalmente apresentamos sinais. Por exemplo as mulheres mexem no cabelo, as pupilas dilatam, o coração começa a bater mais rápido, estes são alguns sinais do interesse, os sinais da necessidade. 

Junto com a linguagem corporal, junto com a linguagem oral vem sentimentos, emoções, alegria, raiva, tristeza, apatia, etc. Tudo isso vem escrito no rosto.

A palavra emoção em sua origem significa colocar em movimento. Portanto, as suas emoções colocam você em movimento, se você está triste, dificilmente as pessoa sentiram, a paixão, o carinho, interesse na sua palestra, na sua fala ou na sua apresentação.

 

A oratória e a arte de falar bem tem a ver com o todo. 

 

Todas as nossas emoções estão associadas a ideias, a pensamentos. Portanto, você precisa cuidar dos seus ânimos, treine seu melhor estado de espirito, suas expressões faciais denotam suas emoções.

 

Postura

 

O que é postura?

Qual postura você precisa ter para falar bem em público?

Naturalmente as pessoas gostam de ver coisas bonitas, o bonito está relacionado ao belo, e belo é quando tudo de esta de forma simétrica, proporcional.

Seus ombros precisam estar alinhado, suas mãos devem estar alinhadas, seus olhos, sua boca, etc. Portanto, você precisa parecer um figura geometricamente alinhada.

Mas fazer isso sendo um ser humano? não se preocupe, a postura aqui consiste em alguns toques para que você mantenha-se mais alinhado e o mais apresentável possível. 

 

O que é ser mais apresentável possível?

 

Estar constantemente ereto. Ter uma postura que você não se permita deixar os ombros caírem e ter gestos espalhafatosos.

Pense agora nas modelos, nas assistente de palco dos seus programas favoritos de TV, pergunte a elas, passar duas ou três horas de pé como fica a coluna delas. Prevalente dói, dói muito e provavelmente cansativo. 

Mas se você tem um objetivo você deve lutar por ele. Você não deve desistir de ter uma postura. A postura que te auxiliara você no seu caminho para o sucesso. Aprenda a se lapidar, diante do espelho coloque-se em uma posição confortável e ereta.

 

Olhar

 

O olhar revela muito o que somos, o formato dos olhos, o brilho nos olhos, ou a falta do brilho. Os olhos são o espelho da nossa alma, para um bom entendedor eles podem dizer muito. Aproveite os olhos para passar os mais nobres sentimentos com um olhar. 

Mas cuidado, um olhar muito levantado pode parecer soberba, pode representar assustado, tenha um olhar complacente, um olhar solidário, um olhar amável. 

 

O olhar representa quem você é. Que tipo de olhar é seu? 

 

Tem pessoa que vivem um vida tão triste que tem os olhos caídos. Outras pessoa que sorriem, que vivem uma vida tão alegre que vivem bem como é. Não tenha medo de quem você é, não tenha medo de mudar seu olhar, tenha coragem de mudar para o que for necessário.

Durante uma apresentação em público seu olhar é muito importante, olhar as pessoas é uma necessidade, as pessoas necessitam ser vistas, muitas pessoa acabam se deprimindo, porque no corre-corre do dia a dia, olhamos para as pessoa mas não enxergamos, e as pessoas querem ser vistas, legitimadas, olhar para dentro delas. 

Você quer falar em público, você vai enxergar dentro das pessoas, você vai olhar as necessidades dessas pessoas, suprir as necessidades através da fala, as pessoas vão em busca do que você tem a falar. 

Somente no contato olho no olho que você vai conquistar o público, um cliente, um amigo, um familiar.

Enquanto você estiver falando encontre pessoas que estão olhando para você verdadeiramente, pessoa que buscam esse contato, são essas pessoa que iram lhe dar forca e estimulo para continuar, faça contato visual com essa pessoas e ganhe confiança.

 

Seus braços

 

Não há nenhuma regra para o comportamento do seu corpo, há apenas o bom senso, isso porque você não sabe qual é seu público, você pode estar falando para jovens, onde você precisa ter gestos mais leves, mais espaçados, ter uma movimentação maior. Mas se for uma reunião de negócios já é necessário ter um bom senso, ser mais formal, recatado, comedido.

No geral evite gestos espalhafatosos, nem muito acima dos ombros ou abaixo da cintura, acima dos ombros representa rendição. Mantenha os braços em um angulo de 90 graus, isso facilita a mobilidade. Jamais cruze os braços.

Sempre quando for falar pense nos repórteres e entrevistadores, tenha como base o comportamento dos mesmo.

 

Mãos 

 

Necessário utilizar um bom senso, mas nunca coloque no bolso, atrás do corpo, não apoie a cintura, não segure a cabeça, não fique pegando na aliança, ou em uma caneta. Mantenha uma posição austera, tranquila.  

 

Pernas e Pês

 

Depende do seu público, em função de ficar em pé cansa, e seja necessário andar, caminhe lentamente, não ande de pressa, não se apoie em uma perna ou outra, não fique pulando, mas não fique totalmente parado. 

Não esqueça de manter contato visual mesmo que você ande, aprenda a coordenar. Exige treino, necessário treinar o caminhar e olhar. Quando você caminha na rua você olha para frente ou para o chão? 

Aprenda a caminhar e manter contato com o público e falar.