O que é Node.js e como instalar o Node.js no Windows


Neste tutorial será o que é Node.js.

Também será apresentado como instalar o Node.js e verificar a versão instalada do Node.js no Windows.


Node.js é uma plataforma construída sobre o motor JavaScript do Google Chrome para facilmente construir aplicações rápidas e escaláveis.

Node.js não é uma linguagem de programação. Quando está utilizando o Node.js você programa utilizando a linguagem JavaScript.

Como o Node.js funciona? O Node roda em uma JavaScript V8 VM. Essa VM é a mesma que o Google utiliza para executar Javascript no browser Chrome, e foi a partir dela que foi criado o Node.js.

Node.js é uma tecnologia assíncrona, também trabalha em uma única thread de execução. 

Diferente de outras linguagens, por exemplo, linguagem de programação PHP, cada conexão cria uma nova thread que potencialmente usa 2 MB de memória. Usando o máximo da memória para o cálculo, em um sistema que tenha 6 GB de RAM, isso coloca no máximo 3.000 usuários concorrentes, lembrando que é um cálculo "teórico". Para mais usuários concorrentes acessarem, necessário aumentar a estrutura do servidor.

Em função do Node ser assíncrono, cada requisição ao Node.js, entra no fluxo, a máquina virtual Javascript verifica o que tem de ser feito, delega a atividade, por exemplo, consultar dados no banco, e volta a atender novas requisições enquanto este processamento paralelo está acontecendo. Com isso não bloqueia o processo do mesmo, atendendo a um volume absurdamente grande de requisições ao mesmo tempo mesmo sendo single thread.

Portanto, o Node.js permite Javascript ser full-stack. Permitido trabalhar com a mesma linguagem no front-end e no back-end. Isso mesmo back-end, sem a necessidade de usar outras linguagens.

Chegamos ao final de mais um tutorial, aguardo você no próximo tutorial.