O que é Psicologia Transpessoal


O que é Psicologia Transpessoal? A Psicologia Transpessoal surge da necessidade de contemplar alguns aspectos que até então as outras abordagens da psicologia vinham ignorando, o aspecto religioso e espiritual. 

Vídeo sobre Psicologia Transpessoal.

 

 

No início dos anos 60 com advento do movimento hippie e a enxurrada de importação da cultura oriental, a meditação, a yoga, e o uso de substâncias psicodélicas, advém o interesse por estado alterado de consciência e seu estudo, bem como da própria consciência.

Considerando que a psicologia significa inicialmente o estudo da alma, ou investigação da alma seria redundante caracterizar essa nova abordagem como tal, mas é assim considerada, nascida do paradigma Cartesiano Newtoniano até então abordagens vigentes, tidas como reducionistas e determinantes.

O termo Psique significa alma, o início da psicologia foi para estudar a alma e as repercussões que acontecem na alma, como comportamentos e emoções. 

Durante toda a história da psicologia teve um distanciamento do estudo da alma, e contemplou os fatores que possam ser observáveis e comprováveis, conforme os métodos científicos.

 

A Psicologia Transpessoal e outras abordagens

 

A Psicologia Transpessoal não pretende ser uma psicologia melhor, ela aborda as teorias das psicologias anteriores, preocupa-se com o olhar hospitalocêntrico da psicologia.

Analisando sob a psicanalise de Freud, que construiu o olhar sob a perspectiva de traumas e problemas da personalidade. Podemos afirmar que há coisas boas além das ruins. O homem é além de comportamentos, com a possibilidade de moldar e eliminar os comportamentos. Há uma gama maior de possibilidades além das que vive e sente.

Podemos pensar no aspecto irascível, aspecto irracional da transcendência, transitar fora de si, pois somos seres humanos integrados com uma realidade muito maior que o nosso aspecto racional consegue entender, esse aspecto transcendente é inerente ao ser humano, desde o tempo que o ser humano entende ele busca esses fatores além da sua compreensão. Itens visto na psicologia ocidental com psicopatologia. 

 

As influencias da Psicologia Transpessoal

 

As principais influência da psicologia Transpessoal são as filosofias e as doutrinas religiosas espiritualistas do oriente, tais como, budismo. As máximas do budismo influenciam o modo de ver e entender a realidade.

Buda que foi príncipe de um pequeno povoado foi protegido das verdades da vida, foi protegido da velhice, da doença e da morte. Depois de algum tempo ele foge do seu reinado e enxerga todos os males da vida e renuncia a vida de príncipe, mas o que tem haver isso com a Psicologia Transpessoal?

Nos envelhecemos, nos adoecemos e nos morremos. Buda após muito tempo meditando descobriu que a vida é um movimento, os nossos julgamentos estão no nosso olhar, pense no TAO yin yang, para todo bem existe um mal e para todo mal existe um bem. 

As duas gotas sugerem movimento, tente girar a roda e não será possível identificar o bem e o mal, porque a vida é movimento, e o julgamento está nos seus olhos, na formação moral e temporal que você foi criado e educado.

Além disso a Psicologia Tranpessoal apoia-se nos mais recentes da física quântica, a física contemporânea. A física quântica revela fatos surpreendentes sobre a nossa realidade antes ditas como impossíveis, a ciência é assim mesmo, a teoria da falseabilidade nos diz, somente podemos acreditar que aquilo é real enquanto que algo não desbanque essa verdade. 

Portanto, toda verdade tem um tempo e espaço como nos diria Hegel. A realidade é constituída de um contexto num determinado tempo e em um determinado espaço. 

 

Você sabe qual o critério cientifico usado para o estudo de muitos casos?


A Psicologia não se pode definir como ciência, pois, o rigor de aplicação de métodos é de difícil aplicação e constatação. A maior parte das abordagens da psicologia não podem se enquadrar em um critério de rigor cientifico. Porque? a constatação e a validação dos métodos é de difícil reprodução a maior parte é feita por analise qualitativo então o modelo cientifico mais aceito é da comportamental, com suas evidencias comprováveis.

Modelar e extinguir comportamentos através da análise de fatores integrados, de gatilhos, de reforço, de estimulo, de resposta no qual o sujeito pode eliminar um fator aversivo ou pode modelar um comportamento desejável. No entanto, quando se trata de experiência qualitativas a comunidade cientifica está apenas engatinhando, por refutar aquilo que não é comprovável. 

Analisando Rene Descartes, autor da frase "Penso Logo Existo", considerando a frase, como filosofo chegou a conclusão e criou essa frase? nas suas investigações ele duvidava de tudo ele não acredita em nada da realidade, duvidava da sua própria existência. Única coisa que ele não podia duvidar da cerca da realidade, era o fato que ele pensava, todos os outros sentidos podiam estar enganando. A única coisa que Descartes podia ter certeza e confiar era na razão, na capacidade de pensar.

Você já teve a experiência de achar que ouviu alguma coisa, mas na realidade não ouvi, quem já não achou que falou alguma coisa mas não falou, quem já não achou que viu algo mas não viu. 

 

O que é paradigma cartesiano

 

O paradigma cartesiano refere-se o que creditamos ao filos o francês Rene Descartes e o método que revolucionou o modo de investigação acerca da realidade, fator que desencadeou o modo mecânico de pensar, principalmente na sociedade ocidental.  Significa que esse modelo delineou um sistema de enxergar a realidade, categorizando a natureza da nossa existência, distanciando nos do todo. 

O modelo promoveu um grande avanço cientifico e tecnológico em diversas áreas como na saúde, nas engenharias. Mas empobreceu a capacidade humana de valorizar a sua moral, o aspecto irascível da realidade de sentimentos, de emoções, de compaixões e de solidariedade. 

 

Quais são os modelos Traspessoais? 

 

Como toda teoria, existem muitos teóricos dissidentes, tais como discípulos ou mesmo novos teóricos que surgem a partir de conflitos de pontos de vista, na mesma teoria. Independente de respeitar um eixo central, em alguns detalhes se distanciam. Temos muitos teóricos que vivenciam e praticam formas similares do mesmo entendimento da realidade.

Portanto, a Psicologia Transpessoal estabelece um diálogo científico com a Física quântica, a Neurologia e a holografia. Ainda coloca a psicologia analítica e a Gestalt como as mais próximas dos conceitos da transpessoal. Também muitos dos conceitos utilizados dentro da prática transpessoal são os mesmo que o de tantos outros psicoterapeutas.